EDITORIAL : EM ITABUNA FALTA FISCALIZAÇÃO

Itabuna é realmente uma cidade de contrastes. De uma beleza inconteste, de um povo bom, trabalhador, ordeiro, orgulhoso da cidade, pelo perfil de desenvolvimento, ousadia de seus moradores, empreendedores. Pessoas que enfrentam o desafio sem qualquer receio, ultrapassando barreiras tidas como intransponíveis. Entretanto, algo não se encaixa no município: o poder público.
O cidadão, com dificuldade de se locomover,
se espreme entre poste e tapume do terreno.
Se for para o asfalto, fatalmente seria
atropelado. veja por onde o povo está
circulando.(Foto ornan serapião)
Ele, o poder público,  é quem tem a OBRIGAÇÃO de zelar pela cidade, proteger seus moradores, dar-lhes condições de viver bem, em sociedade, de modo que sejam respeitados os seus direitos constitucionais, legais e humanos. Pronto. Isso feito, o poder público seria perfeito.Mas não faz.
Ali, na Avenida Amélia Amado, esquina com a rua Antônio Muniz, existe uma verdadeira armadilha contra os transeuntes que circulam naquela área,  plantada exatamente pelo poder público municipal e o proprietário de um imóvel(terreno) naquele local. O dono do terreno cercou a área avançando até a calçada protegendo seu imóvel, sabe-se lá para que ou do que. Fato é que não se trata de construção porque já se vai quase ou mais de um ano e nem há movimento dentro da área cercada. No meio do passeio, estão plantados postes de propaganda ou de outra finalidade, de ferro, impedindo que pedestre circulem livremente naquela artéria. Seguindo em frente, depara-se com um comércio de bebidas e comidas que, à tarde, já ocupa o passeio totalmente, até madrugada, com mesas e cadeiras. Ou seja: circular só pelo asfalto como bem ilustram as fotos.
Com muito esforço, o cidadão
consegue passar entre as
duas barreiras
(foto ornan serapião)
Isso é uma VERGONHA. O desrespeito ao cidadão tem que ser mantido. Não é possível mais nos calarmos diante de tanta aberração. O direito de ir e vir das pessoas foi CASSADO, possivelmente por prepostos da prefeitura que, certamente, expediram alvarás de funcionamento e de construção, deixando a população refém de interesses particulares e correndo o risco de MORRER atropelada caminhando pelo asfalto. Caminhando quando em condições de caminhar. E o cidadão da foto impedido de andar sem o apoiador? E portadores de necessidades especiais? Mulheres grávidas? Idosos? Possivelmente, morrendo,  serão considerados culpados porque estavam caminhando em via pública. Mas como, se não há disponibilidade de calçada para o povo? Cadê as Secretarias da Industria e Comércio? Cadê a Secretaria de Obras?, Cadê, enfim, a FISCALIZAÇÃO? Nem aí. Repito: não estão nem aí!!! 
E a tristeza maior, é que estamos aqui falando apenas de um local, mas a cidade toda está infestada de desrespeitos iguais a este. Vamos respeitar o cidadão, porque a justiça, esta só age se alguém provocar porque "a lei é fria, morta." E é preciso que alguém provoque. 
Urge providência de quem de direito para garantir ao itabunense o direito de ir e vir!
                                                               REDAÇÃO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.